As vendas da Fiat na Europa caíram drasticamente em 2024, atingindo um novo recorde negativo, após a marca descontinuar as versões a combustão do 500 e 500X e enfrentar o fim de incentivos governamentais em mercados-chave, como a Itália.
Segundo a ACEA (Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis), as vendas da Fiat nos mercados da UE, EFTA e Reino Unido despencaram 20%, totalizando 304.066 unidades, com sua participação de mercado caindo de 3% em 2023 para apenas 2,3%.
A situação piorou na segunda metade do ano, quando os registros da marca diminuíram 41%, somando apenas 107.158 unidades, enquanto sua participação no mercado europeu caiu para 1,8%.
Em dezembro, esse número chegou a alarmantes 1,25%, evidenciando a crise enfrentada pela montadora.
A Fiat encerrou a produção dos modelos 500 com motor a combustão e do crossover 500X em junho de 2024. Segundo a marca, o custo de atualizar esses modelos antigos para atender às novas normas de segurança da UE seria inviável.
Com isso, a Fiat passou a depender do 500e, seu modelo totalmente elétrico, e do Panda, que ainda utiliza motor a combustão, mas ambos sofreram com o término dos subsídios governamentais na Itália, em outubro.
As vendas do Panda, principal modelo da Fiat no mercado italiano, caíram 33% na segunda metade de 2024, encerrando uma breve fase de crescimento no primeiro semestre.
Já o 500e enfrentou grandes dificuldades em outros mercados europeus. Na Alemanha, os incentivos para veículos elétricos terminaram em dezembro de 2023, enquanto na França, seu maior mercado em 2023, os subsídios foram reduzidos, impactando negativamente as vendas.
No total, as vendas do 500e caíram mais de 50%, registrando apenas 29.153 unidades em 2024.
A retirada da Fiat dos segmentos de carros pequenos e compactos, como o Grande Punto e o Tipo, deixou a marca excessivamente dependente de modelos de baixo lucro, como os minicars.
Apesar disso, a Fiat conseguiu manter a 17ª posição entre as marcas mais vendidas da Europa em 2024, embora tenha caído para o 23º lugar em dezembro.
Olivier Francois, chefe global da Fiat, aposta em novos produtos para reverter a crise da marca na Europa.
A principal novidade é o Grande Panda, um hatchback pequeno que foi revelado em julho de 2024 e que começou a ser vendido em mercados importantes, como Alemanha e França.
A versão elétrica já está disponível, e uma versão híbrida será lançada até o final do segundo trimestre de 2025.
Além do Grande Panda, a Fiat planeja lançar outros modelos, incluindo uma picape, um fastback e um SUV voltado para famílias.
Esses novos veículos serão construídos sobre a plataforma Smart Car, desenvolvida pela Stellantis e já usada pelo Citroën e-C3. No entanto, o Grande Panda será o único desses lançamentos com impacto significativo nas vendas europeias em 2025.
A Fiat enfrenta o desafio de recuperar espaço em um mercado cada vez mais competitivo, onde incentivos governamentais para veículos elétricos estão diminuindo e os consumidores estão mais sensíveis ao preço.
A dependência de minicars e a ausência em segmentos maiores prejudicaram a lucratividade da marca.
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