Anfavea quer que governo antecipe alíquota de 35% para eletrificados

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A Anfavea está preocupada coma profusão de carros elétricos e híbridos, em sua maioria de chineses, no mercado nacional, reduzindo assim a demanda local por veículos de produção brasileira.

Por conta disso, a entidade que reúne a maioria das montadoras quer que o governo federal antecipe a alíquota definitiva de 35% para carros eletrificados de modo a conter a entrada volumosa de importados, segundo o site Auto Indústria .

Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, não quer esperar até julho de 2026 para que a alíquota de 35% seja imposta os eletrificados e busca, junto ao governo, uma mudança nas regras para que o período atual de alíquotas anuais gradativas se encerre.

Como se sabe, os carros elétricos estavam isentos até dezembro de 2023, subindo a alíquota para 10% em janeiro de 2024. Híbridos e híbridos plug-in passaram a recolher 12% no mesmo período.

Agora em julho, os elétricos passam a pagar 18%, com os híbridos indo a 25% e os plug-in a 20%. Todavia, em julho de 2025, os elétricos vão para 25%, os híbridos comuns para 30% e os plug-in para 28%.

Então, por fim, elétricos, híbridos e híbridos plug-in pagarão 35% a partir de julho de 2026. Com alta de 37,8% no volume importado de janeiro a maio, Leite ficou extremamente preocupado com os volumes, que chegaram a 159,3 mil, sendo 42,8 mil só de chineses.

As importações da China cresceram 510% em um ano na onda de BYD e GWM , que lideram esse movimento onde, porém, hoje encontramos até a sueca Volvo, mas não com o XC60, o mais sueco dos chineses.

O EX30, ao lado de players como o Dolphin e seu irmão menor, o Dolphin Mini, revelam uma mudança brusca no mercado nacional.

O carro elétrico mudou seu status de produto caro e somente de ricos, para uma faixa mais acessível, onde a tecnologia virou aditivo e o produto premium, alcançável. No mesmo período, a gama nacional viu atualizações demais e gerações novas de menos…

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X