Anfavea e Abeifa criticam isenção de IPVA para híbridos flex em São Paulo; as duas associações apontam exclusão dos carros elétricos

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O Projeto de Lei 1510/2024, aprovado na Assembleia Legislativa de São Paulo, prevê a isenção de IPVA para carros híbridos flex no estado por um período de dois anos e com aumento gradual de alíquota de 1% a cada dois anos.

O texto exclui os carros elétricos da proposta, que beneficia somente os híbridos que usem o etanol como combustível principal ou um dos combustíveis.

Todavia, a medida não agradou as duas entidades que reúnem as marcas de veículos no país, Anfavea e Abeifa. Na primeira, Márcio de Lima Leite, presidente da entidade, pede tratativa igualitária para as novas tecnologias.

Leite enfatizou ao site Auto Indústria : “Não pode haver discriminação quando se trata de descarbonização”. Já na Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), o pronunciamento foi mais longo.

Em “veemente repúdio, a entidade escreveu em nota:

“Ao estabelecer um teto de preço arbitrário e não contemplar os veículos 100% elétricos , o projeto evidencia uma política que privilegia determinados modelos e tecnologias. Essa abordagem seletiva demonstra um grave descompasso com as prioridades globais de descarbonização e transição para uma economia verde, além de contradizer o discurso do liberalismo econômico pregado pela atual gestão do governo do Estado de São Paulo”.

A Abeifa fala do limite de R$ 250 mil, determinado no texto da proposta aprovada em São Paulo. Mas, a entidade dos importadores e das novas montadoras, ampliou o assunto.

No texto, a Abeifa diz que “uma política de incentivos fiscais precisa ser ampla, transparente e focada em soluções que efetivamente contribuam para a redução de emissões e o fortalecimento de uma matriz energética mais limpa e abrangente e, principalmente, que não privilegie somente alguns em detrimento de outros”.

Por fim, a Abeifa afirma que de deve incluir todas as tecnologias “sem criar vantagens para somente algumas tecnologias e fabricantes e desconsiderando o interesse público, o bem-estar da população e o grande potencial do Estado”.

 


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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X