A Anfavea comemorou a aprovação pelo governo federal do Programa Mover, o conhecido Mobilidade Verde e Inovação, que foi lançado no dia 30 de dezembro de 2023 através da Medida Provisória 1.205,
Aprovado pelo Congresso Nacional, o Mover passa a ter valor de lei, com vigência de 5 anos, o que traz ao setor automotivo, previsibilidade para poder fazer investimentos de médio e longo prazo no país.
Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, comenta: “A Anfavea celebra a aprovação do Mover pelo Congresso Nacional, uma política industrial que entrega previsibilidade e segurança jurídica para o setor automotivo continuar renovando seus ciclos de investimentos com foco na descarbonização, na segurança veicular, na reindustrialização e na neoindustrialização”.
Segundo a entidade que reúne a maioria das montadoras no Brasil, o país vive o maior ciclo de investimentos ativos por parte dos fabricantes de autoveículos, somando R$ 130 bilhões até o momento.
Desde que foi anunciado, no final do ano passado, o programa já vinha orientando os passos de todas as empresas ligadas à cadeia industrial automotiva.
Tendo vários objetivos na pauta, entre os quais a indução aos investimentos em P&D, o estímulo às tecnologias com foco ambiental e a valorização da matriz energética brasileira de baixo carbono, o Mover cria as bases para o Brasil atrair mais investimentos estrangeiros.
O Mover traz conceitos ambientais como o “poço à roda” no cálculo de emissões, e não o convencional “tanque à roda”. Ou seja, não basta medir as emissões somente pelo escapamento, mas sim considerando-se a pegada de carbono gerada desde a produção e a disponibilização do combustível/energia que antecede a produção do veículo.
Lima Leite conclui: “Graças à continuidade desses programas, os veículos produzidos hoje no Brasil estão entre os mais econômicos, ambientalmente responsáveis e seguros do mundo. Tenho convicção que o Mover nasce como referência para o mundo em termos de política industrial para o setor automotivo”.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!