O Renault 5 GT Turbo foi, entre 1985 e 1991, um hot hatch apreciável e que se tornou um clássico europeu colecionável, porém, agora a marca francesa quer resgatar o bólido em um novo formato: Alpine A290_β.
O conceito da Alpine, marca francesa que agora se tornará uma divisão de performance da Renault, vem com uma proposta de hot hatch elétrico, com destaque para a posição central do motorista.
Baseado no Renault 5 da próxima geração, o Alpine A290_β foi apresentado pelo chefe da equipe de Fórmula 1 da Alpine, Otmar Szafnauer, bem como com os dois pilotos oficiais do time, Esteban Ocon e Pierre Gasly.
Feito para levar três pessoas, o Alpine A290_β tem banco do motorista em estilo concha e dois assentos laterais traseiros formam o conjunto interno do hatch elétrico.
Dentro, o painel é centrado no piloto e tem um design futurista, com ênfase na performance e feito para ser vendido nos mercados da Europa e Ilhas Britânicas.
Com visual de carro de rali, o Alpine A290_β tem faróis marcados com um “X”, incluindo os faróis de milha, tendo ainda entradas de ar para os freios e também refrigeração das baterias.
A Renault não revelou o tamanho da bateria, assim como também evitou falar de potência, mas revelou que o hatch esportivo elétrico tem dois motores na frente, sendo um em cada roda.
Com 4,05 m de comprimento, 1,85 m de largura e 1,48 m de altura, o Alpine A290_β terá uma versão de produção com o mesmo arranjo, dispondo de dois motores elétricos dianteiros.
O que se espera é uma potência em torno de 250 cavalos e um bom tempo de 0 a 100 km/h, além de preço abaixo de € 40.000.
Provavelmente terá quatro lugares e um painel derivado do conceito, assim como sua bateria deverá ser robusta para ter pelo menos 350 km de autonomia e com vendas esperadas a partir de 2025.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!