Alfa Romeo é a mais recente montadora a abandonar planos de ter uma linha 100% elétrica; Marca italiana vai focar nos híbridos

alfa romeo milano 1
alfa romeo milano 1

A Alfa Romeo abandonou seu plano de se tornar uma marca totalmente elétrica até 2027 e optou por uma abordagem multienergia, segundo Chris Feuell, chefe da Alfa Romeo na América do Norte.

A mudança de estratégia marca uma reviravolta significativa para a marca italiana, que havia declarado que o Tonale híbrido plug-in, lançado em 2023, seria o último modelo a incluir um motor a combustão.

Feuell, que assumiu o comando da Alfa Romeo em dezembro, explicou que a decisão foi tomada no último mês .

Além do Tonale híbrido plug-in, a versão convencional a gasolina do modelo está começando a chegar às concessionárias, acompanhada de ofertas de leasing a partir de US$ 399 por mês.

alfa romeo tonale 2022 flagra 1
alfa romeo tonale 2022 flagra 1

Durante o encontro anual da marca no NADA Show, em 26 de janeiro, Feuell perguntou aos concessionários se a Alfa Romeo deveria trazer o Junior, um crossover compacto com variantes elétrica e híbrida leve, para o mercado norte-americano.

Essa proposta reflete a nova abordagem da Alfa Romeo de oferecer uma linha diversificada de opções de energia.

“A maior mudança em nosso plano de produtos e tecnologia é a transição de uma estratégia exclusivamente elétrica para uma multienergia,” disse Feuell ao Automotive News.

Segundo ela, os 110 concessionários da rede nos EUA enfrentariam grandes dificuldades para operar com um portfólio restrito apenas a veículos elétricos .

alfa romeo junior
alfa romeo junior

A Alfa Romeo enfrenta um cenário desafiador nos Estados Unidos. As vendas caíram 38% no quarto trimestre de 2024 e registraram uma queda total de 19% no ano passado. O volume de vendas nos EUA vem diminuindo há quatro anos consecutivos.

Feuell destacou que há um excesso de modelos 2024 no estoque das concessionárias, que ainda representam metade da atual oferta de veículos nos EUA. Para lidar com isso, a marca está oferecendo incentivos para liquidar o estoque até o final do primeiro trimestre.

Ela também foi transparente sobre a necessidade de melhorar o desempenho financeiro e operacional da rede de concessionárias.

Atualmente, o número de pontos de venda caiu para 110, comparado aos 150 de anos anteriores. Feuell alertou que, se a tendência de 2024 continuar, muitos concessionários podem abandonar a marca.

Embora reconstruir a rede de concessionárias seja uma prioridade, Feuell enfatizou que o foco principal é retomar as vendas e melhorar a qualidade dos produtos.

Ela comentou que uma alta proporção de reparos sob garantia está prejudicando a rentabilidade das concessionárias, que precisam voltar a lucrar com manutenção paga pelos clientes e pequenos reparos.

Com a nova abordagem multienergia, a Alfa Romeo pretende equilibrar sua transição para veículos elétricos enquanto oferece opções híbridas e a combustão para atrair uma base mais ampla de consumidores.

Apesar dos desafios, a marca busca fortalecer suas operações nos EUA e reverter anos de declínio nas vendas e na confiança da rede de concessionárias.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.