Alemanha: parte dos problemas da indústria automotiva europeia é da Autobahn; estudo indica que rodovia sem limite é uma das causas

autobahn speeds original scaled
autobahn speeds original scaled

Um estudo feito na Europa apontou que a famosa rodovia sem limite de velocidade em alguns trechos, conhecida como Autobahn, é culpada de parte dos problemas da indústria automotiva do continente.

Mas, como a rodovia federal da Alemanha pode estar relacionada com a crise atual do setor na Europa ?

Segundo estudo da consultoria McKinsey, encomendada pela associação de componentes automotivos Sernauto, sua principal característica está relacionada com a coisa toda.

O levantamento aponta que um dos motivos que tornam os carros alemães (e europeus) mais caros que a média mundial é que foram desenvolvidos para rodar em estradas como a Autobahn.

Nesse caso, são carros feitos para andar em velocidades mais altas e com aceleração em tempo menor que a média, diferente da proposta de carros chineses, focados mais na inteligência a bordo.

Desde 2002, a participação de carros europeus vem diminuindo drasticamente, sendo hoje de 26% globalmente.

Hoje, 90% do valor dos carros de combustão interna permanece na Europa, mas na mesma região, os carros elétricos atingem apenas 75%, principalmente devido às peças chinesas.

A consultoria disse: “Ainda temos alguns anos para corrigir a situação e para a Europa ganhar valor agregado no veículo elétrico do amanhã”.

Para a McKinsey, a Europa não tem uma cadeia de valor para a produção de carros elétricos e nenhum ecossistema que dê suporte a isso, o que afetará a geração de empregos.

O estudo mostra que as montadoras europeias demoram de quatro a cinco anos para lançar um novo produto, enquanto os chineses estão fazendo isso em dois anos.

A opinião da consultoria é que as montadoras europeias precisam se tornar empresas de software, com atualizações mais rápidas para contrapor a rapidez dos chineses.

Um exemplo disso foi o quase fracassado lançamento dos carros ID da Volkswagen, cujo ID.3 teve que ir para o mercado parcialmente funcional.

Em contrapartida, a BYD não vende somente um carro elétrico, mas uma plataforma de tecnologia conectada desde o modelo mais barato e recentemente integrou nele um sistema de condução inteligente.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X