Além do Novo Kicks, Nissan promete SUV médio para brigar com Jeep Compass

nissan qashqai 2024 2
nissan qashqai 2024 2

A Nissan fez importantes revelações sobre seus planos para o Brasil a partir de 2025 e um deles é o segundo SUV prometido para ser produzido em Resende, no interior do estado do Rio de Janeiro.

Até a confirmação de que a Renault teria aqui um SUV médio híbrido, o mercado imaginava que a Nissan faria um anti-Pulse como a marca francesa, mesmo com a manutenção da produção do Kicks atual por mais algum tempo.

nissan qashqai 2024 3
nissan qashqai 2024 3

Todavia, as suspeitas de um SUV maior que o Novo Kicks, confirmando anteriormente, se fizeram maiores com a Renault indo para um crossover híbrido e agora a Nissan confirma um SUV médio nacional.

Ainda que, quando se fala em SUV médio da Nissan, o pensamento paire sobre o X-Trail, para medir forças no mesmo segmento de Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e VW Taos, por exemplo, o ideal seria o Rogue Sport ou mais conhecido como Qashqai.

nissan qashqai 2024 5
nissan qashqai 2024 5

O Qashqai é uma opção válida, visto ter a mecânica que já é empregada no Brasil pela Horse nos carros da Renault, sendo o HR13DDT ou H5Ht da Renault, bem como o M282 da Mercedes-Benz.

Com transmissão CVT Xtronic de seis marchas, o Nissan Qashqai teria até 170 cavalos (com etanol), mas assim como hoje é empregado na Mercedes-Benz, poderia dispor aqui de tecnologia MHEV de 48 volts.

nissan qashqai 2024 6
nissan qashqai 2024 6

Tirando este último sistema, os demais já são empregados aqui. Todavia, diferente da Renault, a Nissan poderia apostar na tecnologia e-Power, mas marca japonesa já deixou claro que o tempo dela aqui, acabou.

Provavelmente a Nissan empregará o mesmo sistema híbrido flex da Renault, ou seja, usando seu próprio motor HR16DE 1.6 16V para funcionar com o conjunto de motor elétrico duplo da marca francesa, garantindo assim uma média boa e deixando a opção MHEV de lado.

nissan qashqai 2024 1
nissan qashqai 2024 1

Seria o mesmo que na Europa? Não. É aí que a coisa ficaria estranha, mas não tanto. A plataforma CMF-CD não será feita no Brasil e o Qashqai brasileiro teria de usar a CMF-B como o Novo Kicks.

Isso reduziria os custos de produção, porém, seria um produto simplificado nesses termos e uma carroceria com detalhes distintos, acabaria somente por ter o mesmo nome. Enfim, o Qashqai é uma boa escolha, mas pela simplificação, devemos ver uma alternativa interessante.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X