Recentemente, o Latin NCAP deu os “parabéns” para a BYD, após os impressionantes resultados do Dolphin Plus nos testes de segurança. Todavia, dias antes, a também chinesa NETA mostrou que nem tudo mudou na terra do dragão.
No Asean NCAP, o modelo NETA “V”, que aqui conhecemos como Aya, simplesmente se comportou como alguns carros de certas marcas já estabelecidas em lugares como a América do Sul.
Obviamente, muitos dos resultados do Latin NCAP para carros sem estrela não estão relacionados diretamente ao comportamento de sua estrutura e sim a falhas como ausência de airbags, avisos, alerta e sistemas de bordo.
No caso do NETA Aya, não é preciso analisar os dados para notar que, observando apenas as imagens, o crossover chinês simplesmente nos faz retornar (e lamentar) os tempos do “bateu, morreu”.
Nos testes do Asean NCAP, o NETA Aya recebeu 7.89 pontos para proteção de adultos, 13.51 para proteção de crianças, 7.14 para sistemas de segurança e, como no Sudeste Asiático parece haver mais motos que pessoas, o último é em relação à proteção em caso de colisão contra motocicletas. Neste, o chinês zerou.
Seja como for, o NETA Aya zerou em estrelas no Asean NCAP e o vídeo impressiona pela destruição da coluna A do lado do motorista, projetando a porta para fora parcialmente.
A deformação acentuada lembra os antigos carros chineses a combustão, que frequentemente se desmanchavam em testes como esse, mas o caso do NETA Aya assusta e não somente a nós.
Na Malásia, para onde o teste estava sendo direcionado, comentários no vídeo mostram como as pessoas por lá ficaram negativamente impressionadas. No teste de colisão lateral, o Aya se mostrou mais íntegro que o impacto frontal.
Isso mostra que alguns fabricantes chineses ainda insistem em manter velhas plataformas, visivelmente identificadas pelo design claramente datado, de modo a reduzir custos e manter os preços baixos.
Em breve, esse mesmo Aya estará sendo vendido aqui. Devemos nos preocupar com isso?
NETA Aya – 2 airbags
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