Aguardando um guindaste: Caminhão gigante fica preso em ponte na França e ameaça cair no canal com carga de 182 toneladas

caminhao ponte franca
caminhao ponte franca

Autoridades de uma pequena cidade francesa estão torcendo para que um guindaste gigante consiga resgatar uma carga superdimensionada que ficou presa em uma ponte.

O caminhão Scania pertence à empresa de transporte Wack e estava entregando um enorme forno à fábrica química Novacarb, localizada em Laneuveville-devant-Nancy, no nordeste da França.

O conjunto total do transporte mede aproximadamente 29 metros de comprimento, 6,4 metros de largura e 7,3 metros de altura. De acordo com a imprensa local, o forno pesa impressionantes 182 toneladas.

Durante o trajeto, o caminhão passou por uma pequena ponte em Jarville-la-Malgrange, onde tudo deu errado.

“Essa era a única rota possível para entregar o forno. Mas essa rota incluía uma ponte que normalmente não permite cargas superdimensionadas, então nosso cliente precisou instalar duas plataformas metálicas sobre a ponte”, explicou Pierre Wack, dono da transportadora, ao jornal francês L’Est Républicain .

“A plataforma do lado esquerdo cedeu cerca de 50 centímetros sob o peso do comboio, o que fez o caminhão começar a tombar. Não houve problema com o caminhão, o reboque ou o motorista; o problema foi que uma das plataformas cedeu”, acrescentou.

Ainda é cedo para determinar a causa do colapso da plataforma, já que a investigação está em andamento. No entanto, o problema mais urgente é que, até o momento, o caminhão continua preso na ponte, com as rodas do lado direito suspensas no ar e o forno encostado no guard-rail.

As autoridades temem que a barreira não suporte o peso e, caso isso aconteça, o caminhão e o forno poderão cair no canal abaixo.

Para evitar esse desastre, um guindaste de 1.300 toneladas deve chegar na quinta-feira para erguer o caminhão, o reboque e o forno para fora da ponte. A operação será delicada e levará várias horas. Enquanto isso, o comboio foi amarrado às plataformas metálicas para evitar que tombe completamente.

O motorista, de 22 anos, entrou em pânico ao perceber que o caminhão estava tombando. Ao notar que, se o guard-rail falhasse, ele cairia no canal, ele rapidamente cruzou a cabine, abriu a porta do passageiro e saltou.

Ele caiu alguns metros abaixo, sobre uma das plataformas metálicas colocadas para o caminhão, e foi levado ao hospital com ferimentos. No dia seguinte, recebeu alta após levar cinco pontos.

Quanto ao forno, a Novacarb acredita que ele pode ser salvo.

“O mais importante agora é retirá-lo da ponte e levá-lo à nossa fábrica o mais rápido possível. Quando ele chegar aqui, avaliaremos os danos. Pode ser que seja necessário substituir algumas chapas amassadas ou até trocar algumas peças internas do lado que está encostado no guard-rail. Ainda não podemos dizer com certeza”, declarou a empresa ao jornal francês.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.