A Moody’s Ratings, empresa especializada em classificação de risco de empresas, anunciou nesta sexta-feira o rebaixamento da classificação de crédito da Nissan Motor em um nível, atingindo status especulativo (“junk” em inglês), citando perspectivas fracas e deterioração do perfil de crédito da montadora japonesa.
A agência de classificação de risco reduziu a classificação sênior não garantida da Nissan de Baa3 para Ba1 e manteve sua perspectiva negativa.
A classificação da Moody’s é muito respeitada no mundo corporativo, e indica a capacidade de uma empresa de honrar suas obrigações financeiras e também de manter um equilíbrio financeiro.
Em relatório, o analista sênior Dean Enjo destacou “riscos associados à implementação do novo plano de reestruturação, à renovação da linha de produtos envelhecida e às políticas comerciais globais”.
A Nissan tem trabalhado em um programa de recuperação que prevê reduzir sua força de trabalho em 9.000 pessoas e a capacidade de produção global em 20%, enquanto enfrenta desempenho abaixo do esperado em mercados-chave como Estados Unidos e China.

A Moody’s prevê que o fluxo de caixa livre do negócio automotivo da Nissan, que se tornou negativo no atual ano fiscal, permanecerá no vermelho durante todo o ano fiscal que começa em abril.
A recuperação do fluxo de caixa da montadora está em risco devido ao atual ambiente comercial global, com potenciais tarifas de importação dos EUA sobre sua significativa base de produção no México, segundo a Moody’s.
A agência acrescentou que o negócio automotivo da Nissan possui substanciais reservas de caixa que fornecerão liquidez suficiente para seu fluxo de caixa livre negativo e vencimentos de dívidas nos próximos 12 meses.
No mês passado, a S&P Global Ratings reduziu a perspectiva de crédito da montadora para negativa e confirmou sua classificação BB+.

Na semana passada, a Nissan encerrou as negociações com a Honda Motor sobre uma possível fusão, mergulhando ainda mais na incerteza.
Na ocasião, a empresa informou que forneceria uma atualização sobre o programa de recuperação dentro de um mês.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!