Adesivos de “regras do carro” estão sendo usados por motoristas de aplicativo, e assustando os clientes

adesivo

Adesivos com “regras” de conduta dentro de automóveis estão se popularizando em mais uma nova moda sobre rodas, com destaque aqui para o uso em carros de aplicativo.

Facilmente encontrados na internet, estes adesivos estão gerando um debate entre os limites entre humor e desconforto. Num deles, o mais famoso, o “alerta” cita as chamadas “regras do carro” e estas são bem explícitas.

No adesivo, o motorista “recomenda” não lhe citar regras de trânsito ou de direção, não mexer no rádio, não apertar nenhum botão, não ajustar o ar condicionado, não pedir para dirigir e sempre concordar com o motorista.

Mas, das regras “impostas” no adesivo, uma chama atenção: “sem choro ou grito”. Esta parece a que mais pode gerar desconforto no passageiro, especialmente reforçada pelo aviso final: “Entra, cala a boca e se segura”.

Por fim, no final das “regras do carro”, a consequência de infringi-las: “A falha em seguir estas regras resultará com ‘você caminhando para casa'”.

No site UOL , a colunista Paula Gama, conversou com o Dr. Marco Fabrício Vieira, advogado, assessor da presidência da CET-Santos e membro da Câmara Temática de Esforço Legal do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) sobre a legalidade do adesivo perante as Leis de Trânsito.

Vieira explicou:

“A aplicação de qualquer adesivo é regulada pela Resolução Contran nº 960/2022, que estabelece os requisitos de segurança para vidros, visibilidade e o uso de películas em veículos. O que é proibido é a colocação de adesivos em áreas que comprometam a visibilidade e a dirigibilidade, como o para-brisa e os vidros laterais dianteiros”. explica.

Ele também ressaltou que os adesivos podem ser usados desde que não comprometam a segurança, sendo permitidos ainda aqueles que indicam a presença de pessoas com deficiência, tags de concessionária ou usados por entidades de classe.

Colocado irregularmente, pode resultar em multa de natureza grave, no valor de R$ 195,23, mais 5 pontos na carteira e ver o veículo retido para regularização. Nos sites de comércio eletrônico, o par desse adesivo é vendido por R$ 16,00.
Alguns justificam o uso como uma forma de aliviar a tensão do dia a dia com bom humor, porém, nem todos podem interpretar dessa forma e se sentirem desconfortáveis. Seja como for, o adesivo das “regras do carro” ainda promete muito debate.

google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 35% (199 pessoas), indicou que acessa o NA há menos de um ano. Na segunda posição ficou "acesso há mais de 10 anos", com 21% (116 pessoas).

Agora, queremos saber: Sobre comentar nas notícias, qual é a sua posição?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X