Carro híbrido leve pode ser considerado eletrificado? Essa é a questão que está sendo levantada pela ABVE, a Associação Brasileira do Veículo Elétrico, diante da tecnologia que se tornou a preferida das principais montadoras instaladas no país.
Como se sabe, basicamente, existem três tipos de sistemas de eletrificação comumente difundida no mundo, sendo elas MHEV, HEV e PHEV. Também temos EV e EREV.
Mas, foquemos apenas na primeira, a Mild Hybrid. Para Ricardo Bastos, presidente da ABVE, carros com esta tecnologia não são necessariamente eletrificados.
Bastos, ao site Auto Data, disse: “Temos de avaliar se alguns dos MHEV, que têm um baixíssimo grau de eletrificação e não têm tração elétrica, contribuem efetivamente para a descarbonização da matriz de transporte do Brasil”.
Ricardo completou: “Nem todos esses veículos apresentam reduções significativas das emissões de poluentes com relação aos modelos convencionais a combustível fóssil ou flex”.
A referência de Bastos sobre a eletrificação com sistema MHEV está relacionada com as funcionalidades distintas em cada caso. Alguns híbridos leves permitem desligar o motor em desaceleração, enquanto outros até iniciam o movimento com energia.
Com sistema elétrico de 12V ou 48V, o MHEV vem se popularizando nos planos das montadoras mais antigas por ser mais barato de implantar e por permitir o uso dos motores atuais, tanto a gasolina quanto flex.
Bastos questiona o quanto realmente esses carros são, haja vista a simplicidade da tecnologia e a economia proporcionada. O executivo não deu nome aos bois, mas indicou que alguins desses MHEV chegaram recentemente.
Obviamente, a referência vai para os Fiat Pulse Hybrid e Fastback Hybrid, que agora são MHEV de 12V nas versões turbo flex. Ricardo questionou: “Será que esses modelos proporcionam ao consumidor uma verdadeira experiência de dirigir um veículo elétrico ou eletrificado?”.
Dos 155,7 mil eletrificados em novembro, apenas 12,9 mil eram híbridos leves. Todavia, os números deverão se inverter, já que os planos de marcas como Volkswagen, General Motors e Hyundai, por exemplo, é usar o MHEV.
Ainda que estes e outros fabricantes possuam também os sistemas HEV e PHEV, o MHEV é o mais vantajoso quando se quer chamar um carro de híbrido.
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