A Volvo acaba de registrar uma patente para melhorar a eficiência de EVs através de um sistema de aquecimento do parabrisa

volvo xc90 2025 1
volvo xc90 2025 1

A Volvo propôs uma solução inovadora para aumentar a eficiência de veículos elétricos: usar o sistema de aquecimento do carro para aquecer as janelas externas e reduzir a resistência do ar.

Esse conceito curioso, detalhado em uma patente recém publicada, sugere que o aquecimento do ar próximo à superfície externa do veículo pode melhorar a aerodinâmica, aumentar a eficiência e, potencialmente, a autonomia dos EVs.

O princípio por trás da ideia está relacionado à densidade do ar.

Ar aquecido é menos denso, e quando uma camada de ar próxima à superfície externa do carro é aquecida, a resistência ao movimento (ou arrasto) é reduzida. Isso torna mais fácil para o veículo cortar o ar, economizando energia e aumentando sua eficiência.

De acordo com a patente da Volvo , o sistema aproveitaria os aquecedores já existentes nos carros, utilizando-os para aquecer estrategicamente partes da superfície externa, como as janelas.

Essa abordagem não exige novos componentes complexos, apenas ajustes nos módulos eletrônicos e no software do veículo.

O documento descreve o processo assim :

“O método compreende o uso de um sistema de aquecimento do veículo para aquecer ao menos uma parte da superfície externa do veículo. […] O aquecimento de uma parte da superfície externa causa o aquecimento de uma camada de ar adjacente. Consequentemente, a densidade do ar nessa camada é reduzida. Como a resistência aerodinâmica é função da densidade do ar, o aquecimento reduz o arrasto e, assim, aumenta a eficiência do veículo.”

A aplicação pode incluir todas as janelas do carro, já que o ar que passa pelas laterais e pela traseira também contribui para o arrasto. Ao aquecer mais áreas, o carro se torna mais aerodinâmico e, teoricamente, mais econômico em termos de consumo de energia.

Um dos aspectos mais interessantes desse conceito é que ele utiliza peças já disponíveis nos veículos, como os aquecedores existentes e sistemas eletrônicos padrão. Isso pode facilitar sua implementação em modelos futuros sem aumentar significativamente os custos de produção.

No entanto, o método levanta questões sobre precisão e eficácia. Será que os aquecedores atuais conseguem gerar calor suficiente e distribuí-lo uniformemente para produzir resultados mensuráveis?

A patente não entra em detalhes sobre como isso seria calibrado, mas, como sempre, a implementação prática pode revelar limitações.

Embora a ideia pareça promissora, é importante lembrar que a maioria das patentes automotivas não chega à produção.

Ainda assim, essa proposta destaca o compromisso da Volvo em explorar soluções criativas para melhorar a eficiência dos EVs, aproveitando ao máximo tecnologias já existentes.

google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 35% (199 pessoas), indicou que acessa o NA há menos de um ano. Na segunda posição ficou "acesso há mais de 10 anos", com 21% (116 pessoas).

Agora, queremos saber: Sobre comentar nas notícias, qual é a sua posição?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.