A Stellantis conseguiu vender 78.000 carros que já saíram de linha, nos Estados Unidos, em 2024; Alguns modelos foram descontinuados em 2016 e 2017

jeep renegade 2016
jeep renegade 2016

Os relatórios anuais de vendas sempre trazem curiosidades, mas poucos fatos são tão peculiares quanto os números de Stellantis em 2024.

A empresa conseguiu vender nada menos que 78.132 veículos que, oficialmente, já haviam sido descontinuados. Isso significa que cerca de 6% de todas as vendas de Stellantis no ano vieram de modelos que deveriam estar mortos.

O maior destaque vai para os icônicos Dodge Charger e Challenger , descontinuados no final de 2023. Juntos, eles somaram impressionantes 61504 unidades vendidas.

Outros modelos de marcas do grupo, como o Chrysler 300 e o Jeep Cherokee, também marcaram presença na lista de zumbis, assim como relíquias inesperadas, como o Dodge Viper e o Dodge Dart, ambos oficialmente extintos há anos.

Os números dos mortos-vivos de Stellantis são impressionantes. Chrysler 300 teve 5295 unidades vendidas, mesmo tendo sido descontinuado em 2023.

O Dodge Caravan, fora de linha desde 2020, encontrou dois compradores em 2024. Os Dodge Challenger e Charger dominaram a lista com 27056 e 34448 unidades, respectivamente, enquanto o Jeep Cherokee vendeu 2839 unidades e o Renegade, que também saiu de linha em 2023, somou 8440.

Mais curiosos foram o Dodge Dart, com uma única unidade vendida, e o Dodge Viper, outro solitário da lista.

Os maiores responsáveis por essa peculiaridade foram os modelos Charger, Challenger e Chrysler 300, cuja produção se estendeu até dezembro de 2023, garantindo um estoque significativo para vendas no ano seguinte. Ainda assim, a quantidade vendida impressiona.

Entre os destaques mais curiosos, está o único comprador de um Dodge Viper novo em 2024. Essa pessoa merece um troféu por sua audácia e bom gosto.

Já o misterioso comprador do Dodge Dart deixou os entusiastas intrigados: quem compraria, em pleno 2024, um modelo que saiu de linha em 2016? Seja como for, espera-se que ambos tenham conseguido descontos generosos.

Os números da Dodge são ainda mais impressionantes. Mais de 43% de suas vendas vieram de carros descontinuados. Foram 61508 unidades de modelos oficialmente mortos em 2024, de um total de 141730 veículos vendidos.

O futuro da Dodge, no entanto, permanece incerto. A marca continua com estoques elevados de Charger e Challenger, o que pode significar que esses modelos ainda farão parte das estatísticas em 2025.

Enquanto isso, os números do Charger Daytona EV, um modelo promissor, ainda estão sendo tratados separadamente. Segundo a empresa, 306 unidades foram entregues a funcionários em 2024, mas os relatórios detalhados só devem aparecer no próximo ano.

Se há algo que Stellantis provou é que é possível vender o passado como se fosse o presente. Se isso é uma estratégia ou apenas resultado de estoques cheios, 2025 dirá. Por ora, ficamos com a certeza de que o mercado de zumbis ainda tem muito a oferecer.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 35% (199 pessoas), indicou que acessa o NA há menos de um ano. Na segunda posição ficou "acesso há mais de 10 anos", com 21% (116 pessoas).

Agora, queremos saber: Sobre comentar nas notícias, qual é a sua posição?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.