Os relatórios anuais de vendas sempre trazem curiosidades, mas poucos fatos são tão peculiares quanto os números de Stellantis em 2024.
A empresa conseguiu vender nada menos que 78.132 veículos que, oficialmente, já haviam sido descontinuados. Isso significa que cerca de 6% de todas as vendas de Stellantis no ano vieram de modelos que deveriam estar mortos.
O maior destaque vai para os icônicos Dodge Charger e Challenger, descontinuados no final de 2023. Juntos, eles somaram impressionantes 61504 unidades vendidas.
Outros modelos de marcas do grupo, como o Chrysler 300 e o Jeep Cherokee, também marcaram presença na lista de zumbis, assim como relíquias inesperadas, como o Dodge Viper e o Dodge Dart, ambos oficialmente extintos há anos.
Os números dos mortos-vivos de Stellantis são impressionantes. Chrysler 300 teve 5295 unidades vendidas, mesmo tendo sido descontinuado em 2023.
O Dodge Caravan, fora de linha desde 2020, encontrou dois compradores em 2024. Os Dodge Challenger e Charger dominaram a lista com 27056 e 34448 unidades, respectivamente, enquanto o Jeep Cherokee vendeu 2839 unidades e o Renegade, que também saiu de linha em 2023, somou 8440.
Mais curiosos foram o Dodge Dart, com uma única unidade vendida, e o Dodge Viper, outro solitário da lista.
Os maiores responsáveis por essa peculiaridade foram os modelos Charger, Challenger e Chrysler 300, cuja produção se estendeu até dezembro de 2023, garantindo um estoque significativo para vendas no ano seguinte. Ainda assim, a quantidade vendida impressiona.
Entre os destaques mais curiosos, está o único comprador de um Dodge Viper novo em 2024. Essa pessoa merece um troféu por sua audácia e bom gosto.
Já o misterioso comprador do Dodge Dart deixou os entusiastas intrigados: quem compraria, em pleno 2024, um modelo que saiu de linha em 2016? Seja como for, espera-se que ambos tenham conseguido descontos generosos.
Os números da Dodge são ainda mais impressionantes. Mais de 43% de suas vendas vieram de carros descontinuados. Foram 61508 unidades de modelos oficialmente mortos em 2024, de um total de 141730 veículos vendidos.
O futuro da Dodge, no entanto, permanece incerto. A marca continua com estoques elevados de Charger e Challenger, o que pode significar que esses modelos ainda farão parte das estatísticas em 2025.
Enquanto isso, os números do Charger Daytona EV, um modelo promissor, ainda estão sendo tratados separadamente. Segundo a empresa, 306 unidades foram entregues a funcionários em 2024, mas os relatórios detalhados só devem aparecer no próximo ano.
Se há algo que Stellantis provou é que é possível vender o passado como se fosse o presente. Se isso é uma estratégia ou apenas resultado de estoques cheios, 2025 dirá. Por ora, ficamos com a certeza de que o mercado de zumbis ainda tem muito a oferecer.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!