Reconhecida por oferecer carros esportivos com dirigibilidade impecável e sensações únicas ao volante, a Porsche está determinada a manter essas características no mundo dos veículos elétricos.
Michael Steiner, chefe de pesquisa e desenvolvimento da marca, afirmou em entrevista que a estratégia para modelos como os futuros 718 Boxster e Cayman elétricos não inclui o sistema de “um pedal”, amplamente usado em carros elétricos para regeneração de energia.
O sistema de um pedal desacelera o veículo utilizando a resistência dos motores elétricos para recarregar a bateria, quando o motorista tira o pé do acelerador, sem precisar frear, mas, segundo Steiner, esse esquema compromete o controle e a sensação dos freios mecânicos, elementos cruciais para a experiência ao dirigir um Porsche.
A preocupação de Steiner gira em torno da falta de controle que o motorista teria com sistemas de regeneração agressiva.
Com freios mecânicos, o motorista consegue sentir como os pneus reagem à superfície da estrada e ajustar a pressão conforme necessário,” explica. No sistema de um pedal, o carro inicia a regeneração antes mesmo do acionamento dos discos, retirando do condutor essa capacidade de modulação.
Segundo ele, esse aspecto é especialmente importante em curvas, onde a confiança na estabilidade e na resposta dos freios faz toda a diferença.
“Se perguntar a qualquer piloto, ninguém escolheria um sistema de um pedal. O controle da recuperação e da frenagem deve ser o mais integrado e natural possível no mesmo pedal,” enfatizou Steiner.
Para a Porsche, a sensação de controle nos freios não é apenas uma questão técnica, mas sim uma parte essencial do que define a superioridade de seus carros.
Steiner também destacou que, enquanto acelerações retilíneas impressionantes podem ser alcançadas por qualquer fabricante, é o domínio em frenagem e manobras que diferencia um verdadeiro esportivo.
A solução da Porsche é um sistema integrado de regeneração e frenagem que equilibra automaticamente a transição entre os dois modos por meio do pedal de freio.
Em milissegundos, o sistema ajusta a frenagem regenerativa e mecânica de forma imperceptível, garantindo tanto eficiência quanto a sensação característica da marca.
O Taycan, primeiro elétrico da Porsche, já demonstra essa tecnologia, oferecendo uma sensação de frenagem natural que preserva a identidade esportiva.
Além disso, para garantir equilíbrio dinâmico nos próximos modelos elétricos, como o 718, a marca está posicionando as baterias em locais estratégicos, como próximo ao firewall, replicando a distribuição de peso de um motor tradicional.
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