A guerra de preços no mercado de veículos elétricos da China, o maior do mundo, entra em seu terceiro ano, com montadoras como Nio e Li Auto seguindo os passos de líderes como Tesla e BYD ao estender incentivos de compra para o início de 2025.
A competição acirrada reflete a busca por aumentar as vendas em meio a um cenário econômico desafiador e mudanças nos subsídios governamentais.
A Li Auto anunciou subsídios de 15.000 yuans (cerca de 2.055 dólares) por veículo, além de um financiamento com zero juros por três anos. Já a Nio implementou uma iniciativa semelhante de empréstimos sem juros para compradores de seus modelos Nio e Onvo.
Esses incentivos chegam antes do início das novas políticas de subsídios do governo, que beneficiaram mais de 5,2 milhões de carros vendidos até meados de dezembro de 2024.
Enquanto isso, cidades como Nanjing continuam oferecendo incentivos locais, com subsídios de até 4.000 yuans por veículo neste ano.
O governo chinês sinalizou a extensão dos programas de troca de bens de consumo em 2025, mas os detalhes da implementação ainda não foram totalmente divulgados.
Como parte dos esforços para revitalizar a economia, as autoridades também emitirão 3 trilhões de yuans em títulos do tesouro, aumentando o estímulo fiscal.
Os subsídios têm sido um dos motores por trás das vendas recordes de veículos de novas energias (NEVs), que incluem elétricos e híbridos plug-in, com mais de 10 milhões de unidades vendidas em 2024.
Programas de troca subsidiada oferecem até 20.000 yuans por NEVs, tornando-os uma opção atraente para os consumidores.
A BYD, campeã local, continua oferecendo descontos significativos, de até 11,5% em modelos híbridos e elétricos, reforçando sua posição como uma das marcas de maior destaque no mercado global.
Em 2024, a empresa pode ter superado marcas como Ford e Honda em vendas globais.
A Tesla, que iniciou a guerra de preços no ano passado, estendeu seu desconto de 10.000 yuans para financiamentos do Model Y na China até o final de janeiro, mantendo sua competitividade em um mercado que se tornou altamente sensível ao preço.
Apesar do crescimento nas vendas de NEVs, o setor automotivo enfrenta desafios. Dados oficiais mostram que as vendas no varejo relacionadas a automóveis caíram 0,7% nos primeiros 11 meses de 2024, em comparação com um aumento de 3,5% nas vendas totais do varejo na China.
Isso destaca o impacto das reduções de preço no mercado, que, embora impulsionem o volume de vendas, também pressionam as margens de lucro das montadoras.
Com a continuidade dos subsídios e incentivos agressivos, a competição no mercado chinês de veículos elétricos deve se intensificar em 2025.
Marcas locais e internacionais buscarão equilibrar preços competitivos com a necessidade de inovação para atrair consumidores em um mercado cada vez mais saturado e competitivo.
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