A culpa não é dos carros a gasolina e elétricos: Até 2030, a inteligência artificial irá gerar mais poluição do que todos eles

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Apesar das críticas comuns ao uso de carros a combustão e também à produção de veículos elétricos e sua dependência de redes elétricas alimentadas por combustíveis fósseis, a inteligência artificial generativa pode ser a verdadeira vilã ambiental do futuro próximo.

Um estudo recente das universidades CalTech e UC Riverside prevê que a IA gerará mais poluição do ar do que todos os carros da Califórnia até 2030 – um futuro que está mais próximo do que parece.

Os gigantescos centros de dados, responsáveis por alimentar assistentes virtuais e algoritmos de aprendizado de máquina, consomem energia em proporções alarmantes.

De acordo com o estudo, os data centers podem representar 11,7% do consumo nacional de energia até o final da década, contra menos de 4% em 2023.

O impacto disso não se restringe ao consumo de eletricidade. A geração dessa energia, muitas vezes baseada em combustíveis fósseis, resultará em poluição do ar significativa.

A pesquisa aponta que o custo associado à saúde pública chegará a US$ 20 bilhões, com 1.300 mortes prematuras atribuídas a partículas finas e poluentes regulados, como óxidos de nitrogênio.

Os pesquisadores alertam que a poluição gerada pela IA pode dobrar o impacto do setor siderúrgico nos EUA e rivalizar com a frota completa de veículos na Califórnia.

À medida que a inteligência artificial se torna cada vez mais presente no cotidiano, as consequências ambientais da tecnologia se ampliam de forma exponencial.

A equipe de pesquisa recomenda que reguladores exijam relatórios sobre o consumo de energia e a poluição gerada pelas empresas de tecnologia.

Essas informações poderiam responsabilizar os principais poluidores, mas o avanço desenfreado da IA e sua integração em mercados trilionários tornam a tarefa complexa.

A ironia disso tudo é que os ganhos ambientais obtidos com a transição para veículos elétricos podem ser anulados pela proliferação de assistentes virtuais e outros sistemas de IA.

Embora os EVs estejam reduzindo emissões em um setor historicamente poluente, os data centers por trás da IA estão compensando essas melhorias com um aumento alarmante de poluentes.

Com 2030 logo ali, a expansão da inteligência artificial requer um debate urgente sobre seus custos ambientais.

Se a indústria de IA não for regulamentada rapidamente, os avanços na mobilidade limpa podem ser irrelevantes diante de uma nova crise ambiental alimentada por servidores e algoritmos.


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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.