
A BMW está desenvolvendo um supercomputador para tornar os carros elétricos mais divertidos de dirigir.
Batizado de Heart of Joy, esse novo sistema de controle promete revolucionar a experiência ao volante, especialmente nos modelos da futura linha Neue Klasse.
A montadora alemã afirma que ele processa informações do veículo até dez vezes mais rápido do que os sistemas atuais, melhorando a resposta da direção, dos freios, da regeneração de energia e da motorização.
Tudo isso integrado ao software BMW Dynamic Performance Control para oferecer um nível inédito de precisão e agilidade.
O grande problema dos EVs é que, apesar da aceleração instantânea e das especificações impressionantes, a experiência de condução muitas vezes carece de emoção.

O silêncio absoluto e a direção artificial podem tornar os carros elétricos menos envolventes para os puristas da velocidade. A BMW não quer cair nessa armadilha e pretende garantir que seus modelos elétricos mantenham o espírito de prazer ao dirigir que tornou a marca famosa.
Para testar a capacidade do Heart of Joy, a montadora criou um protótipo chamado BMW Vision Driving Experience, ou VDX. Esse veículo experimental foi desenvolvido exclusivamente para avaliar o desempenho do novo supercomputador e passou por testes intensivos no BMW Performance Center, em Spartanburg, Carolina do Sul.
Os resultados impressionam. O sistema permitiu um aumento de 25 por cento na eficiência energética, otimizando a frenagem regenerativa e reduzindo a necessidade de correções na direção durante curvas e acelerações dinâmicas.
Como um toque visual curioso, as rodas do protótipo mudavam de cor conforme o sistema operava, verde para aceleração, azul para recuperação de energia e laranja para frenagem por atrito.

Apesar do foco na dirigibilidade, a BMW descreveu a experiência como harmoniosa e silenciosa, o que pode soar desanimador para quem gosta do ronco dos motores tradicionais.
No entanto, o VDX foi projetado para testar os limites da nova tecnologia e registrou um torque absurdo de 18 mil newton metros, um número que dificilmente chegará à produção, mas que mostra a capacidade do sistema de gerenciar forças extremas.
Isso significa que, em situações reais de uso, o Heart of Joy pode garantir respostas muito mais rápidas e precisas a qualquer comando do motorista.
Esse novo supercomputador é apenas um dos quatro supercérebros que a BMW está preparando para seus carros do futuro. Além do Heart of Joy, haverá sistemas dedicados à condução automatizada, ao infotainment e ao gerenciamento de funções básicas como iluminação e climatização.
Independentemente das opiniões sobre os EVs, a BMW está investindo pesado para que seus modelos elétricos mantenham a essência esportiva e envolvente que sempre definiu a marca e, desta vez, sem mudanças polêmicas de design.
[Fonte: The Drive]

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!