caoa chery tiggo 8 plug in hybrid 4Muitas casas hoje em dia possuem painéis solares em seus telhados e várias delas não possuem um carro elétrico na garagem, mas seus proprietários são sérios candidatos a ter um automóvel com uma enorme bateria em seu quintal.
Ainda assim, nem todo mundo explora seu carro elétrico como deveria e não usam o veículo como um enorme powerbank em dias de blecaute ou mesmo para aproveitar melhor a energia convertida das placas no telhado.
Segundo o pesquisador alemão Robert Kors, do Instituto Fraunhofer, a bateria pouco utilizada pode se tornar “preguiçosa” com o tempo. Ele explica que manter em funcionamento é o ideal para manter a carga e até estender sua vida útil.
A ideia é que a bateria do carro elétrico pode servir como uma reserva de energia importante para a residência, mas não somente em caso de blecaute, devendo ela armazenar parte da energia obtida pelas placas solares e em seguida alimentar a casa.
Kors diz que, no lugar de um caro banco de baterias de lítio, mais eficientes que chumbo-ácido, criado para armazenar a energia dos painéis solares, o carro elétrico surge como a melhor opção, dispensando o investimento no primeiro.
Usando a tecnologia de fluxo bidirecional de energia, o V2H, o dono da casa pode não só compensar a alimentação da residência com a rede externa, como também manter seu carro elétrico ativo enquanto estiver na garagem.
Kors explica que, no uso “bidirecional” de baterias de automóveis, é tecnicamente necessário mudar algo na conexão através da qual o veículo elétrico é carregado, e nem todos os carros são capazes de “dar” sua energia para outro lugar.
A porta de carregamento em si não é um grande problema e só pode custar algumas centenas de euros a mais do que a porta “normal”. Ela ainda precisa de ajustes na tensão e o custo pode subir 10%.
Por conta disso, algumas marcas são preferíveis com tecnologias como V2H e V2G (para a rede externa), como Volkswagen e Renault, na Europa. Aqui, a BYD e GWM oferecem carregamento bidirecional (foto).
[Fonte: DW]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!