A Audi quer subir na escala do luxo automotivo, mas sem brigar com a Bentley, dentro do Grupo Volkswagen

audi grandsphere (2)
audi grandsphere (2)

A Audi está planejando um movimento ainda mais ousado para o mercado de luxo, elevando a marca para um patamar mais prestigiado com substituições ainda mais sofisticadas para o sedã A8 e os SUVs Q7 e Q8, que atualmente ocupam o topo da linha.

O conceito Grandsphere, revelado em 2021, já indicava que a próxima geração do A8 poderia entrar no território das marcas de alto luxo.

Além disso, a possibilidade de um SUV ainda maior e mais requintado foi sugerida pelo conceito Urbansphere, apresentado em 2022.

Agora, a montadora do Grupo Volkswagen está estruturando sua estratégia para ser vista como uma marca ainda mais sofisticada e exclusiva.

audi grandsphere (3)
audi grandsphere (3)

“Nós estamos dando um passo à frente em termos de premium, aumentando o prestígio, a atratividade e a percepção da marca.

Estamos mais interessados na qualidade do negócio do que na quantidade”, afirmou Jose Miguel Aparicio, novo chefe da Audi no Reino Unido, em entrevista a Auto Express .

Segundo Aparicio, a chegada de novos modelos em segmentos superiores, como o novo A6 (com versões a combustão e elétrica), além dos SUVs Q6 e-tron e Q5, elevará o público-alvo da marca.

audi grandsphere (4)
audi grandsphere (4)

“Estamos aumentando significativamente o centro de gravidade em termos de preço, pois estamos mais presentes nesses setores. O número de clientes nos segmentos C e D que queremos atingir está crescendo”, explicou.

“Isso significa um aumento significativo nos preços, e para fazer isso com sucesso, precisamos criar desejo e atração pela marca. A inovação do produto é essencial, mas também precisamos oferecer uma experiência premium ao cliente. Estamos falando de uma evolução, subindo um degrau”, acrescentou.

Para Aparicio, há espaço dentro do Grupo Volkswagen para que a Audi eleve sua imagem sem interferir diretamente no território de marcas como Bentley e Porsche. “O luxo é coberto por Bentley e Porsche, mas o mercado premium tem muitos segmentos e diferentes formas de oferecer valor ao cliente”, disse.

audi urbansphere (2)
audi urbansphere (2)

“Não é uma mudança radical, é uma evolução que precisa ser acompanhada por ajustes na experiência do consumidor. Isso é algo que precisamos desenvolver com nossos parceiros de varejo.”

A transição para os veículos elétricos oferece às marcas uma nova oportunidade de redefinir sua imagem, mas também traz desafios. Aparicio reconhece que essa mudança exige que a Audi continue a justificar seu status premium.

“Uma nova era está começando e as regras estão mudando, então não podemos assumir que quem foi premium no passado será automaticamente o vencedor no futuro. Precisamos conquistar esse status”, afirmou.

audi urbansphere (3)
audi urbansphere (3)

“É fundamental garantir que temos valor na nossa linha de produtos e que a experiência do cliente nos assegure esse posicionamento no mundo dos veículos elétricos.”

Com essa estratégia, os conceitos Grandsphere e Urbansphere podem se tornar realidade, mas é provável que esses modelos só cheguem às ruas no final da década.

audi urbansphere (4)
audi urbansphere (4)

google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.