318 km/h: Maserati MC20 equipado com software de condução autônoma bate o recorde de velocidade de um carro sem motorista

maserati autonomo recorde velocidade (3)
maserati autonomo recorde velocidade (3)

Um grupo de especialistas da Politecnica di Milano preparou um Maserati MC20 Coupé autônomo para a Indy Autonomous Challenge, com apoio da montadora italiana.

O carro atingiu uma impressionante velocidade de 318 km/h (197,7 mph) sem ninguém ao volante durante um teste realizado na pista do Kennedy Space Center, na Flórida, durante o evento 1000 Miglia Experience.

A pista de pouso do Kennedy Space Center, anteriormente usada para operações governamentais e agora um centro de inovação aeroespacial, possui uma das maiores extensões do mundo, com 4,5 km (15.000 pés).

O projeto do veículo autônomo foi desenvolvido pelo PoliMOVE-MSU, divisão de desempenho da Inteligência Artificial de Direção Autônoma da Politecnica di Milano (AIDA), que criou o software de condução autônoma embarcado no Maserati.

O recorde anterior era de 310 km/h (192,8 mph), registrado pelo mesmo grupo da Politecnica di Milano em abril de 2022, na mesma pista, com um carro de corrida IAC AV-21.

maserati autonomo recorde velocidade (1)
maserati autonomo recorde velocidade (1)

Além disso, o Maserati MC20 autônomo já havia quebrado outro recorde no final de 2024, ao atingir 285 km/h (177 mph) na pista militar de Piacenza, tornando-se o carro de produção autônomo mais rápido do mundo.

Paul Mitchell, CEO da Indy Autonomous Challenge e da Aidoptation BV, explicou que esses testes extremos mostram a evolução da inteligência artificial na condução de veículos e a capacidade dos sistemas de robótica em situações de alta velocidade.

Desde 2021, os sistemas autônomos da competição vêm sendo testados em carros de produção a velocidades compatíveis com o tráfego urbano, e agora são levados ao limite para avaliar seu desempenho em cenários extremos.

Enquanto isso, outro Maserati MC20 Cielo conversível participou do evento 1000 Miglia Experience Florida, reforçando a presença da marca em testes de tecnologia autônoma.

Dois anos atrás, um modelo semelhante percorreu 60 km de forma autônoma pela Itália, e no ano passado, um Maserati GranCabrio autônomo integrou a 1000 Miglia no país europeu. Agora, o MC20 Cielo cruzará os Estados Unidos para exibir a engenharia italiana.

maserati autonomo recorde velocidade (2)
maserati autonomo recorde velocidade (2)

Apesar dos avanços tecnológicos e da visibilidade conquistada com esses recordes, a Maserati enfrenta dificuldades no mercado.

A marca encerrou 2024 com um volume de vendas preocupante: apenas 10.341 unidades foram comercializadas no mundo todo, representando uma queda de 39% em relação ao ano anterior.

Nos Estados Unidos, as vendas caíram 37%, totalizando 4.819 unidades. A produção do MC20 também despencou, com uma redução de 79%.

A falta de novos produtos e os preços elevados parecem ser os principais fatores por trás do declínio. O Maserati MC20, por exemplo, tem preço inicial em torno de 243.000 dólares e oferece um motor V6 de 621 cv, enquanto o Porsche 911 Turbo S, que entrega 640 cv, parte de 233.295 dólares.

Para piorar a situação, a Maserati anunciou que o lançamento das versões elétricas do Levante e do Quattroporte foi adiado para 2027 e 2028, respectivamente. A montadora tinha planos de se tornar uma marca 100% elétrica até 2028, mas esse objetivo já parece inviável.

Outro golpe veio com o fim da produção do Maserati Quattroporte de sétima geração, que saiu de linha no final de 2023 após dez anos no mercado, deixando uma grande lacuna no portfólio da marca.

O Ghibli também foi descontinuado sem previsão de um sucessor. Ambos os modelos, juntamente com o Levante, eram baseados na plataforma M156, desenvolvida sob a gestão da Fiat sobre a Maserati, e a fábrica de Mirafiori agora precisa passar por um processo de reestruturação.

A situação fica ainda mais crítica com o adiamento indefinido do Maserati MC20 Folgore, a aguardada versão elétrica do superesportivo.

O modelo estava previsto para ser lançado em 2022, mas foi adiado diversas vezes, e agora há rumores de que pode ser cancelado devido ao fraco desempenho do mercado de elétricos.

O novo CEO da Maserati, Santo Ficili, nomeado em outubro de 2024, reconhece que a marca precisa mudar sua estratégia de vendas para voltar a ser competitiva.

Enquanto isso, recordes como os alcançados pelo MC20 autônomo mantêm a Maserati em evidência, podendo atrair um novo público interessado em tecnologia e inovação.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.