Muitas vezes pensamos em montadoras, ou fabricantes de carros, como empresas especializadas em carros, não é mesmo?
Mas a verdade é que muitas delas produzem outros tipos de produtos, muitas vezes coisas que não tem nada a ver com carro.
Afinal, temos que reconhecer: se sua empresa ficou mundialmente conhecida por fazer carros de qualidade, ela vai conseguir fabricar qualquer outra coisa.
Também temos o fato de que várias montadoras produziam produtos para os exércitos, na Segunda Guerra Mundial, como foi o caso de Renault, Ford, Chrysler e Cadillac.
Vamos ver aqui nessa lista, 24 coisas feitas pelas montadoras, que você não imaginava.
Confira:
GM – trens
No final dos anos 1920, o chefe de desenvolvimento da empresa, Charles F. Kettering, começou a procurar um motor diesel, para usar em seu iate pessoal.
Ele acabou encontrando algumas empresas interessantes, que estavam desenvolvendo locomotivas a diesel, para competir com os trens a vapor da época.
Então, a GM desenvolveu bastante os negócios, criando trens que rodavam a diesel. Durante os anos da Segunda Guerra Mundial, a GM oferecia para as empresas ferroviárias trens de teste, para elas comprovarem que estes motores exigiam menos manutenção, e custavam apenas a metade para rodar.
Depois da guerra, a divisão da GM tinha muitas vantagens competitivas, e conseguiu abocanhar uma fatia enorme do mercado de trens. Em 1954, já tinha vendido nada menos que 15.000 locomotivas diesel.
A divisão foi vendida em 2005, hoje faz parte da Caterpillar.
Peugeot – moinhos de pimenta
Os negócios da família Peugeot começaram em 1810, quando a empresa era fabricante de moedores de café e moinhos de pimenta.
Os parentes da família tinham uma visão dividida sobre carros, então a empresa se dividiu em braços separados. Foi aí que alguns continuaram com os produtos originais e outros foram atrás de bicicletas e carros.
Quando a Peugeot se juntou com a Citroen, formando a PSA, a área de alimentos da empresa foi separada novamente, para não ter nada a ver com a PSA.
Hoje, não é possível comprar um carro da Peugeot nos EUA (desde 1991), mas os norte-americanos podem comprar um moinho de pimenta Peugeot tranquilamente, nos supermercados locais.
Honda – aviões a jato
A Honda vende um pequeno avião a jato, para executivos, que se enquadra na categoria “very light jet”, ou seja, um jato bem leve, bem pequeno.
Ele leva até seis pessoas, fez o seu primeiro vôo em 2003, e até hoje já vendeu mais de 120 unidades.
Tem uma velocidade máxima de 780 km/h, e autonomia de 2.600 quilômetros. O preço fica na faixa dos 6 milhões de dólares.
Ford – aviões
A Honda não é a única montadora que se aventurou a criar aviões. Henry Ford investiu na empresa Stout em 1920, comprando a fábrica de aviões e seus desenhos industriais.
Foi então que, a partir de 1926, a Ford vendeu um avião chamado de Ford Trimotor. Foram 199 unidades vendidas.
A maior parte destes aviões foram usados em serviço militar nos EUA. A tripulação dos Trimotor era de três pessoas, e eles tinham capacidade para nove passageiros.
Volkswagen – salsichas
Sabia que a Volkswagen produz mais salsichas do que carros?
Uma fábrica da empresa na Alemanha faz 18.000 unidades, todos os dias.
A salsicha em questão é a Volkswagen VW Currywurst, feita de carne de porco, e tem sido feita desde os anos 70, sem parar.
Chrysler – barcos
A partir do ano de 1965, a Chrysler passou a ter uma divisão que fabricava barcos completos, para consumidores. A tal divisão era chamada Chrysler Boats, e foi criada depois que a empresa comprou a fabricante West Bend Outboard.
Dois modelos que eram feitos naquela época eram o Privateer, de 15 pés de comprimento (4,5 metros) e o Mutineer, de 17 pés de comprimento (5,10 metros).
Ela acabou sendo vendida para a Texas Marine Inc. em 1980.
BMW – trenós
Não estamos falando de um produto que qualquer pessoa pode comprar, mas a BMW criou trenós para a equipe olímpica da Alemanha.
A empresa automotiva ajudou estes atletas por décadas, e até mesmo deu uma mão para a equipe dos EUA, com uma parceria com a Nascar.
Outra parceria foi feita com a McLaren, para ajudar a equipe olímpica do Reino Unido.
Chrysler – mísseis de guerra e foguetes
A Chrysler também ajudou o governo americano a criar mísseis para o exército, em uma operação que foi chamada de Operation Paperclip.
Nesta operação, o pessoal da Chrysler trabalhou com cientistas nazistas que foram trazidos para os EUA depois do final da Segunda Guerra Mundial.
O projeto criou mísseis como o PGM-19 Jupiter, uma arma nuclear que podia carregar uma ogiva nuclear a uma distância de mais de 2.400 quilômetros.
Hyundai – navios cargueiros
A Hyundai tem um braço, chamado Hyundai Heavy Industries, que fabrica navios cargueiros enormes.
Em 2014, por exemplo, foi anunciado que ela tinha acabado de lançar o maior navio de contâiners do mundo, com 400 metros de comprimento e 58 metros de largura.
Este navio em questão tinha sido encomendado pela China Shipping Container Lines (CSCL), e tinha uma capacidade de 19.000 contâiners. Foram feitas cinco unidades, para a mesma empresa chinesa.
O motor deste navio, tem nada menos que 77.200 cavalos de potência.
Aston Martin – iates
O que pode ser mais luxuoso do que um carro da Aston Martin? Um iate personalizado da Aston Martin!
Em 2016, a empresa britânica fez uma parceria com os arquitetos navais da Mulder Design para criar o AM37, um iate de 37 pés que alcança 90 km/h.
Ele podia ser encomendado com dois motores Mercury de 430 cavalos de potência, ou com 520 cavalos de potência.
Buick – tanques de guerra
A Chrysler não foi a única empresa a fazer tanques para o governo dos EUA, para lucrar com a guerra. A Buick também conseguiu uma boquinha.
Durante a Segunda Guerra Mundial, ela criou vários modelos, o mais famoso deles foi o M18 Hellcat, que, para nós leigos, é um tanque, mas para quem entende do assunto, ele é um destruidor de tanques.
Se trata de um veículo feito especificamente para destruir tanques do exército inimigo.
Subaru – aviões
A Fuji Heavy Industries, empresa dona da Subaru, foi fundada em 1915.
E por vários anos ela fabricou um avião pequeno com a marca da Subaru.
Esse era o Fuji FA-200 Aero Subaru, dos anos 1960. Esta aeronave tem apenas um motor e consegue cobrir uma distância de 1.280 quilômetros.
Hyundai – submarinos
Se você não gostou dos navios cargueiros da Hyundai, saiba que a empresa também faz outros tipos de veículos aquáticos, como submarinos.
Ela, na verdade, tem uma frota imensa de produtos para o mar, feitos todos pela já citada Hyundai Heavy Industries.
Toyota – casas
No Japão, a Toyota vende casas pré-fabricadas também. No pico de seu negócio “imobiliário”, digamos assim, em 2006, a Toyota Housing fabricou mais de 5.000 dessas casas.
Desde o ano de 1975, a Toyota tem todo um portfólio de casas pré-fabricadas.
Além da Toyota, Honda e Mitsubishi também fazem casas naquele país.
Philco (Ford) – eletrodomésticos
Em 1961, a Ford comprou a Philco, uma empresa que já era muito conhecida nessa época. A Philadelphia Storage Battery Company foi fundada em 1906.
Dos anos 60, até os anos 70, os produtos da Philco tinham nos EUA um logotipo que trazia o emblema da Ford.
Aqui no Brasil, essa fase durou mais. Quem não lembra dos rádios de carros da Ford, nos anos 70 e 80, com o emblema da Ford?
Além de rádios para carro, a empresa fazia vários eletrodomésticos e até mesmo satélites de comunicação.
Saab – jato de guerra
A Saab começou suas atividades antes da Segunda Guerra Mundial como uma empresa fabricante de aviões.
Só depois é que ela entrou na área automotiva. Por volta de 1949, quando a Saab criou seu primeiro carro, o Saab 92, ela também estava desenvolvendo um caça a jato para o exército sueco.
Foram feitas 661 unidades deste jato.
Bugatti – trens
Ettore Bugatti, nada contente em apenas criar carros esportivos e bonitos, também queria criar os primeiros trens de alta velocidade.
Foi então que o Bugatti Railcar foi feito na França, em 1933, como uma alternativa modular aos trens a vapor. O motor usado era um a gasolina, de 12,7 litros.
Quando quatro locomotivas dessas foram interligadas, a velocidade máxima alcançada pelo bólido com 800 cavalos, foi de nada menos que 192 km/h.
Frigidaire (GM) – geladeiras
Em 1918, o fundador da Chevrolet, William Durant, comprou a Guardian Refrigerator Company of Detroit.
Em 1919 a GM renomeou essa empresa de Frigidaire Division. Em 1931, a GM inventou o gás freon, que era mais seguro para as pessoas do que os gases usados anteriormente, de dióxido de enxofre ou amônia.
Em 1938, a mesma Frigidaire inventou o primeiro ar-condicionado a ser usado como um resfriador de ambientes, e depois da Segunda Guerra Mundial, o negócio de eletrodomésticos da GM foi ampliado para lava-louças, fogões, fornos, máquinas de lavar roupa e outros.
Porsche – bicicletas elétricas
Uma adição recente para o mundo das bicicletas são os modelos elétricos da Porsche.
A empres alemã investiu em várias empresas que produzem essas bikes, incluindo uma chamada Greyp.
Agora, a Porsche tem a sua própria divisão de bicicletas elétricas, produzindo motores elétricos para outras empresas do mesmo segmento.
GM – coração mecânico
Em parceria com um cirurgião do Harper Hospital, de Detroit, a GM criou em 1952 o primeiro coração mecânico usado em uma cirurgia de coração aberto.
Mas, neste caso, se trata de um produto onde foi feita apenas uma unidade.
A GM não quis ir atrás deste mercado, depois desta tentativa bem-sucedida.
Saab – veículos aquáticos de reconhecimento
A Saab pode ter morrido no segmento de carros, mas seu nome continua forte em várias outras áreas industriais.
Uma delas é, por exemplo, a área de robôs de exploração do fundo do mar.
Lamborghini – tratores
Quem assistiu o seriado de Jeremy Clarkson e sua fazenda na Inglaterra, chegou a conhecer um dos tratores modernos que a Lamborghini faz.
Só que hoje, se a Lamborghini responsável por criar super carros esportivos é do Grupo VW, a área de tratores da empresa é da italiana Same.
Peugeot – bicicletas
A Peugeot passou a criar bicicletas em 1882.
São bikes de ótima qualidade, que se bem cuidadas, duram a vida toda, o que é mais do que pode ser dito dos carros da marca.
Porsche – tratores
Ao mesmo tempo em que a Porsche estava criando o Fusca, lá nos anos 1930, ela também estava criando protótipos de tratores.
Os primeiros três foram feitos em 1934, com motor a gasolina.
Durante os anos da Segunda Guerra Mundial, estes planos tiveram que ser deixados de lado, mas depois, em 1956, a empresa Mannesmann AG pagou por uma licença para produzir os tratores da Porsche.
Foram feitos 125.000, até o ano de 1963.
Mitsubishi – tudo?
A Mitsubishi não é a montadora de carros mais famosa do mundo, mas se trata de uma empresa que produz tudo que você possa imaginar.
De alimentos a painéis solares. E de eletrodomésticos a sistemas de ar-condicionado.
A empresa japonesa produz até mesmo elevadores e escadas rolantes.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!